Incubadora promove workshop sobre comunicação clara e objetiva para negócios

Incubadora promove workshop sobre comunicação clara e objetiva para negócios

21/02/2019

Explicar uma solução inovadora e tecnológica a um público leigo pode ser um grande desafio. Por isso, a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ realizou, nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, o workshop “Knowledge Translation: Como comunicar seu negócio para qualquer audiência, do leigo ao investidor”. A oficina foi ministrada por Maria Paola de Salvo, jornalista e fundadora da Easytelling, consultoria em tradução do conhecimento e simplificação de conteúdo.

Segundo ela, os principais desafios da comunicação de temas técnicos são tornar o discurso claro e atraente, encontrar um formato adequado e saber elaborar uma boa narrativa. Se uma pessoa não entende algo, ela não se sente confortável para tomar uma decisão, investir ou comprar. Por isso, é importante se aproximar do público e se expressar de forma eficiente.

No workshop, Maria Paola apresentou um passo-a-passo que guia o processo de tradução de assuntos complexos. A principal etapa é conhecer o público-alvo, analisar o que ele já sabe, o que ele precisa saber e o que capta sua atenção, para assim definir o tom e a abordagem do discurso. Em seguida, é importante oferecer exemplos concretos, que ilustrem e tornem o assunto mais palpável. No momento de construir a argumentação o foco deve ser em aproximar o negócio do universo do investidor. Uma dica da especialista é saber qual é o problema ou dificuldade do cliente para iniciar a abordagem reconhecendo essa “dor”, estratégia que capta atenção e gera empatia.

O evento foi realizado no auditório da Incubadora e faz parte do programa Decolar, que oferece palestras e workshops de capacitação em negócios aos empreendedores das empresas residentes.