GT2 colabora com EDF Norte Fluminense em projeto de simulador full-scope

GT2 colabora com EDF Norte Fluminense em projeto de simulador full-scope

12/03/2016

Fonte: Setor Energético|

EDF Norte Fluminense conclui projeto de simulador full-scope

Mecanismo pode representar o comportamento de todos os equipamentos utilizados no processo de geração termelétrica

Depois de cinco anos de trabalho, a EDF Norte Fluminense, uma empresa do grupo francês EDF, um dos maiores players do setor energético mundial, e que valoriza investimentos em P&D e eficiência energética, concluiu um programa de apoio operacional para usinas de geração elétrica, que é pioneiro no país. Trata-se de um simulador full scope, que reproduz fielmente o ciclo completo de operação de uma usina termelétrica. Esse projeto foi desenvolvido com recursos da EDF Norte Fluminense no âmbito do Programa de P&D, sob responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Batizado como Simulador Dinâmico de Usinas Termelétricas de Ciclo Combinado, esse programa, contou com a colaboração da empresa GT2 Energia e já está sendo utilizado nas instalações da usina a gás natural da EDF, em Macaé, para o treinamento de operadores.

O termo full scope designa o simulador capaz de representar o comportamento de todos os equipamentos utilizados no processo de geração termelétrica, desde a entrada do gás, até os transformadores da subestação, incluindo grandes equipamentos, tais como turbinas a gás, caldeiras de recuperação de calor, turbinas a vapor e condensador, além de componentes de menor porte, como válvulas e pequenas bombas, excetuando-se apenas o processo de tratamento de água.

Além de indicar as condições operativas da usina em uma determinada condição ambiental e operacional, essa ferramenta é capaz de reproduzir os fenômenos transitórios pelos quais passam os equipamentos durante manobras para alteração de carga, partida e parada, auxiliando na identificação dos agentes causadores de falhas e na formulação de procedimentos de manutenção que venham a minimizar o tempo de parada de uma usina.

Além de atender à EDF Norte Fluminense, o simulador agrega benefícios para o setor elétrico nacional, podendo ser utilizado no treinamento de operadores de usinas similares à EDF Norte Fluminense. A sua plataforma computacional poderá ser utilizada para o desenvolvimento de outros simuladores, para usinas de ciclo combinado ou ciclo aberto, de qualquer fabricante, e para análise de fenômenos associados a esse tipo de usina, proporcionando todos os benefícios mencionados e aumentando a confiabilidade operacional na geração de energia, pois as manobras poderão ser executadas virtualmente, antes de serem aplicadas em campo.

O programa foi apresentado recentemente à Aneel, em reunião que contou com a presença de membros da Superintendência de P&D da Agência e de outras superintendências do órgão.