Entenda porque participar de feiras e eventos é essencial para startups

Entenda porque participar de feiras e eventos é essencial para startups

06/11/2015

Participar de feiras e eventos é uma ótima oportunidade para empresas que desejam apresentar seus produtos e serviços ao mercado, além de ampliar o networking. Para a PETREC, residente da Incubadora, essas atividades sempre fizeram parte do plano estratégico da empresa.

Só neste ano, a startup já participou de feiras como SBGF, no Rio de Janeiro; SEG – Society Of Exploration Geophysicists, em New Orleans- EUA; e OTC –  Offshore Technology Conference Brasil, no Rio de Janeiro.

Josias Silva, diretor da empresa, falou sobre o assunto. Veja a seguir:

Qual a importância das feiras para a PETREC?

A participação nas feiras tem vários objetivos: mostrar nossas inovações, explicar melhor nossos serviços, apresentar a equipe, fazer contato com possíveis parceiros, conhecer as necessidades de clientes, verificar a atuação dos concorrentes e entender melhor o mercado e suas demandas.

Uma das metas do nosso Plano Estratégico para este ano de 2015 era ter a marca PETREC reconhecida pelo mercado de petróleo e gás do Brasil. Participar das feiras foi uma das iniciativas que utilizamos para atingir esta meta.

Já tiveram retornos positivos?

A proposta de terceirização de serviços de Geologia e Geofísica e nossa atuação no cenário internacional foi vista com bons olhos pelos colaboradores de empresas nacionais e internacionais que visitaram nossos stands nas feiras. Além disto, foram feitos contatos importantes com diversas empresas (tanto operadoras como de serviços de vários países) que poderão gerar alianças estratégicas para a companhia em um futuro próximo.

Outro ponto positivo dos eventos foi a identificação de mercados em potencial, como alguns países da África, e a divulgação do potencial de mercados da América Latina para investimentos externos, mediante a regularização de rodadas de licitações de áreas exploratórias em diversos países.

Um fator bastante positivo para a PETREC foi ver que nossas soluções em imageamento geofísico foram bastante aceitas por todos que passaram em nossos stands.

Quantas feiras a empresa participou em 2015 até o momento? Vão seguir o mesmo caminho em 2016?

Em 2015, participamos de três feiras: SBGF, no Rio de Janeiro; SEG, em New Orleans, EUA; e OTC, também no Rio de Janeiro. Em 2016, a empresa pretende continuar participando de eventos que atinjam nosso público alvo, concorrentes e parceiros.