Aconteceu na semana – 26 a 30 de maio

03/06/2014

Um trabalho realizado pela Universidade Chalmers, na Suécia, abordou uma ferramenta de solução CFD da Pointwise, distribuída no Brasil pela Wikki, que também fornece consultoria e treinamento no software. O artigo desta universidade,“Simulation of Unsteady Propeller Blade Loads using OpenFOAM”, analisou a geração de malhas complexas e a resolução de problemas de fluidodinâmica computacional. O problema simulado foi o escoamento sobre o casco de um navio. Segundo a equipe da Wikki, é difícil obter uma malha computacional de boa qualidade nesse caso. Utilizando o T-Rex da Pointwise foi possível obter com facilidade uma malha de alta qualidade para simulação. Veja mais aqui.

Entre os dias 27 e 29 de maio, foi realizado um curso de modelagem computacional, organizado pela Aquafluxus junto com algumas empresas cariocas. O curso foi focado no software espanhol IBER, um modelo matemático bidimensional para simulação de escoamentos fluviais que pode ser usado para fazer diagnósticos e controle de inundações. Além disso, o IBER é usado para analisar o impacto de ruptura de barragens e avaliar processos de erosão e sedimentação em rios. O programa foi desenvolvido em conjunto pelaUniversidade Politécnica de Catalunya e Universidade da Coruña. O curso, que aconteceu no auditório da Incubadora, foi ministrado por um professor da Politécnica de Catalunya.

Com o uso desse modelo, podem ser definidas áreas com maior risco de inundações, permitindo um zoneamento urbano mais seguro. “A interface desse modelo é bem amigável e a apresentação dos resultados é muito bacana, podendo fazer mapas de inundação sobre imagens de satélite e até vídeos mostrando o avanço das águas sobre a superfície”, conta Osvaldo Rezende, sócio da Aquafluxus.

fotoNa última semana, duas novas empresas se instalaram na Incubadora, a Koios, que está no prédio 2 e a CUG, no prédio 1. Os sócios Flávia e Gilson Lima, da CUG, trouxeram para a primeira reunião de trabalho da empresa o pequeno Daniel, de dois meses. A gestação dele e da empresa foi no mesmo período, mas o Daniel nasceu primeiro!

A Incubadora recebeu, na semana passada, a visita do professor Georges Blanc, da Universidade HEC, de Paris, que veio discutir possíveis parcerias.