Aconteceu na semana – 11 a 22 de maio

26/05/2015
beicip-geonumerica-coppe-11052015

Os sócios da Geonumérica, com a equipe de consultores, pesquisadores e o diretor geral da Beicip-Franlab na América do Sul, o engenheiro François-Michel Colomar.

A residente Geonumérica, que atua na área de geofísica e big data, participou do Encontro Franco-Brasileiro de Cooperação Comercial no Setor de Petróleo & Gás, que aconteceu na quinta-feira, 14, na sede do Sistema FIRJAN, no Centro. O evento traçou um panorama das oportunidades de internacionalização para empresas brasileiras que tenham interesse na França, abordando aspectos jurídicos, possibilidades de crédito e parcerias, além de passar outras informações úteis para empresas envolvidas com pesquisa e inovação.

No dia 11, a Geonumérica promoveu, em parceria com o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE-Coppe/UFRJ) e com a empresa de consultoria Beicip-Franlab, a manhã de palestras “Pesquisas e Estudos Avançados para modelagem de bacias e reservatórios não convencionais”. O objetivo do evento foi incentivar a aproximação da comunidade acadêmica com as empresas interessadas em desenvolver projetos relacionados com a pesquisa aplicada em Bacias Sedimentares e Reservatórios. O evento aconteceu no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ e contou com a presença de alunos de várias universidades, professores da Coppe/UFRJ, empresas de serviços no setor de óleo e gás e empresas petroleiras e de tecnologia.

A Incubadora recebeu, durante um mês, o empreendedor Jirka Nedomlel, da República Tcheca, que veio ao Brasil participando de um programa de soft landing do governo tcheco. No período, ele pôde conhecer dois grandes mercados, Rio de Janeiro e São Paulo, e estudar possibilidades de negócio para sua empresa, que atua na área de exportação. Jirka fechou acordo com uma empresa de lustres brasileira para vender dois produtos de forma experimental. Segundo Eduardo Marinho, gerente adjunto da Incubadora, para a instituição, que pretende receber outros empreendedores em programas de soft landing, o processo foi de aprendizado para o futuro.

A residente Twist, que atua na área de integração de sistemas, representada pelos sócios Luiz Évora e Felipe Grael, participou da IX Semana de Eletrônica e Computação da UFRJ, que aconteceu de 18 a 20 de maio, na Escola Politécnica. No evento, que esse ano teve como tema “Tecnologia e Criatividade a Serviço dos Negócios”, Luiz ministrou a palestra “Tecnologias para soluções coorporativas”. O objetivo do evento foi apresentar a importância da aliança entre tecnologia e criatividade para a criação e o sucesso de novas ideias e empreendimentos. Os participantes puderam ter contato com casos de pensadores e empreendedores que superaram desafios e conquistaram seu lugar no mercado com o uso criativo de tecnologia em suas atividades. Além da Twist, foram palestrantes Rede Globo, Módulo Solutions, Baker Hughes, entre outras.

Na última quinta-feira, 21, o Projeto Decolar, série de encontros quinzenais de capacitação em negócios, ofereceu um workshop de LinkedIn, principal rede social profissional do mundo. Pedro Chaves, mentor da área comercial do programa de mentoring da Incubadora em parceria com a Coppead, abordou os aspectos técnicos e estratégicos da criação e manutenção de perfis na rede. O Brasil ocupa o terceiro lugar em número de usuários do LinkedIn e, por isso, o site é uma importante ferramenta de networking. Segundo Pedro, os principais tomadores de decisão das grandes empresas estão presentes no site. Além disso, ter um perfil no LinkedIn aumenta as chances da empresa aparecer na busca do Google.