Projetos Já Realizados

40+IN

O mundo das startups não é só feito de millennials. Esta foi a principal conclusão de estudo recente do MIT e publicações na Harvard Business Review, que desmistificam a tese de que os empreendedores que mais estão “mudando o mundo” estão na faixa dos 20-30 anos de idade. A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é prova concreta das evidências acadêmicas: atualmente, das startups residentes, 72% tem em seus quadros sócios fundadores com mais de 40 anos de idade.

O 40+IN é uma iniciativa que se desdobra em várias etapas. No primeiro momento, o objetivo é identificar estes talentos com mais de 40 anos que enxergam no empreendedorismo uma oportunidade para se reinventar ou crescer na carreira atual. Em seguida, serão realizados eventos para engajamento e fortalecimento do networking. As demais atividades serão definidas, colaborativamente, de acordo com o melhor entendimento das necessidades e características da iniciativa.

Quem tiver interesse em participar da iniciativa precisa se cadastrar aqui.

 

MULHERES EMPREENDEDORAS

Mulheres Empreendedoras é o nome de uma série de encontros em que um grupo de empresárias residentes e graduadas da Incubadora discutem pontos de desenvolvimento profissional e estratégias para superar preconceitos de gênero no mercado de tecnologia e em ambientes de negócio em geral.

CLUBE DO EMPREENDEDOR

O Clube do Empreendedor nasceu para reunir empresários da cadeia produtiva do Petróleo e Gás, por meio de encontros presenciais em que informações de interesse deste público são disponibilizadas e também oferece oportunidade para relacionamento. Participam dos encontros empresários ligados à Incubadora, profissionais das empresas instaladas no Parque Tecnológico da UFRJ e outras empresas desta cadeia produtiva que tenham relacionamento com o SEBRAE RJ e ONIP – Organização Nacional da Indústria do Petróleo.

EMPURRA QUE VAI

O Empurra que vai é um concurso de ideias de negócios inovadores para a comunidade da UFRJ, uma oportunidade quem tem uma ideia de negócio inovador e precisa de um empurrãozinho extra para sair do papel. Clique aqui e saiba mais.

 

PROJETOS DO NÚCLEO DE JOGOS:

 

Empreendedores

Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora em todos os ambientes, a Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ, em parceria com a Oi, lançou um novo jogo de empresas. O jogo é uma plataforma de aprendizagem experiencial, que incentiva o “aprender fazendo”. O participante processa conhecimento, habilidades e atitudes, articulando as dimensões cognitiva, afetiva e comportamental em uma situação de aprendizagem caracterizada por um grande envolvimento ativo.

Avance!

O Avance! é, ao mesmo tempo, um jogo educacional e de negócios. Um jogo sério, que simula situações empresariais a fim de promover a aprendizagem por meio da experiência. Tem como foco a gestão de uma pequena empresa altamente inovadora que visa o mercado internacional. Além de todo o aprendizado, os participantes com melhor desempenho ainda ganham prêmios.

Desafio Sebrae – Realizado de 2000 a 2012

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

Campus do Empreendedor

Portal de jogos de negócios voltado para instituições de ensino superior e desenvolvido para o Sebrae. BIZGame é o primeiro jogo de negócios oferecido pelo Sebrae a universidades, dentro do ambiente do “Campus do Empreendedor”.

Tem como objetivo oferecer uma gama de jogos educacionais capazes de apoiar os professores na capacitação empreendedora de alunos universitários, democratizando o acesso a jogos de negócio educativos.

O BIZgame é um jogo multifuncional, envolvendo conceitos e decisões relativos a Estratégia, Produção, Marketing, Vendas, Distribuição, Recursos Humanos, Finanças e Investimentos, Manutenção.

Este jogo foi desenvolvido atendendo aos seguintes critérios de análise: realismo, acessibilidade, compatibilidade, flexibilidade e escalabilidade, simplicidade de uso, suporte a decisão e comunicação.