Venha fazer parte do TEDxUFRJ

21/11/2012

Faça parte deste movimento

Vivemos na era do conhecimento e os indivíduos buscam se desenvolver para realizar mudanças e avanços contínuos. Com o objetivo de trazer mudanças e desenvolvimento para a UFRJ, surgiu o TEDxUFRJ, evento que unirá toda a universidade que é dividida histórica e geograficamente para resgatar o ontem, discutir o hoje e projetar o amanhã da instituição.
O TEDxUFRJ surgiu da intenção de reunir em um movimento local pessoas, lugares, gerações e áreas da produção de conhecimento visando a transformação não só da universidade, mas também da sociedade. O TED é um evento que surgiu nos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia no ano de 1984 com a missão de espalhar novas ideias. Hoje ele é uma organização mundial com quatro projetos bases: TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx.

Faça aqui sua inscrição.

Sobre o encontro
A conferência TED anual já teve entre seus palestrantes personalidades como Bill Clinton, Bill Gates e Bono Vox. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de diversos países.
Na edição da UFRJ, palestrantes ao vivo e vídeos de palestras (TEDTalks) serão combinados de modo a impulsionar encontros e discussões entre as inúmeras redes que a compõem e outros agentes regionais. O evento TEDxUFRJ foi então dividido em quatro blocos temáticos para provocar diversas discussões e ideias buscando inspirar toda a comunidade.

Blocos Temáticos

Mudanças

Com o TEDxUFRJ queremos ganhar consciência do que está acontecendo com a universidade e arredores, compreendendo quais foram as motivações para tais acontecimentos e os reais impactos disso para a comunidade. A cidade do Rio fora do campus passa por grandes transformações como pacificações das comunidades e a adaptação para os grandes eventos que virão. O que temos a ver com tudo isso? Como agregar valor a tudo isso? Qual é o papel da comunidade universitária?

Mercado

Para muitos que estão dentro de uma universidade, o mercado de trabalho é um fim. Mas, na verdade, deve ser um meio de busca contínua de desenvolvimento pessoal e profissional.
O TEDxUFRJ mostra as diversas possibilidades de caminhos profissionais, o risco das falhas e a importância dos erros como processo indispensável para o progresso.

Educação

O modelo atual de universidade, uma espécie de linha de montagem de formandos, está ultrapassado. A ênfase no conteúdo e não no indivíduo, com suas potencialidades e limitações, deixou cada vez mais segmentado o saber.
A globalização e as transformações causadas pelo desenvolvimento veloz de novas tecnologias, principalmente na comunicação, mudaram o rumo da prosa. Exigem nova atitude, novo modelo mental, que integre as diferentes gerações para tornar as relações mais contributivas, seja nas escolas, nos ambientes de trabalho ou nas famílias.

Conexões

A busca por independência muitas vezes nos leva ao isolamento e à cegueira sobre a importância da interdependência. Essa é a missão do TEDxUFRJ, fazer conexões surgirem, offline e online, independentemente da formação acadêmica, grau de instrução, faixa etária, localização geográfica ou nível sociocultural. Não faz mais sentido, não conhecer, ignorar, manter-se à margem. A ordem do dia é compartilhar. Este bloco é essência de nossa principal motivação: conectar pessoas, campus, áreas de atuação e conhecimento, iniciativas públicas e privadas para compartilhar e somar.