Um ano e tanto!

Um ano e tanto!

20/12/2013

O ano de 2013 já chegou prometendo. Teríamos um tri-aniversário: 10 anos do Parque, 40 anos do Cenpes na Ilha do Fundão e 50 anos da Coppe. Um centenário com motivos de sobra para ser bem celebrado.

Ganhamos prêmios, e muitos.

O de “Melhor Parque Tecnológico do Brasil”, concedido pela Anprotec, que já havia premiado a nossa Incubadora como a melhor do país no ano passado. No mesmo dia, a Elo Group recebeu o prêmio de “Melhor Empresa”, entre as quase três mil graduadas em incubadoras brasileiras, que faturam mais de R$ 4 bilhões por ano e empregam 30 mil pessoas.

A Elo foi considerada ainda a segunda melhor empresa para se trabalhar no Rio, pelo concurso “Great Place to Work”, que premiou também a Visagio, outra graduada, como uma das dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

A graduada Clavis recebeu o prêmio da FEBRABAN de “Melhor Solução Inovadora” e a graduada Confiance, o prêmio “Empreendedor de Sucesso 2013” da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria “Empresa de Alto Impacto” e também o prêmio de “Empresa do Ano”!

O nosso Parque passou a ter visibilidade mundial, se tornando assunto da mídia em vários países e roteiro para visitas ilustres. Entre os visitantes que estiveram por aqui em 2013 estão Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, e o rei Carlos Gustavo XVI, da Suécia. A OilFinder e a Forebrain deram um show ao se apresentarem a Sua Majestade. O rei veio em novembro, liderando uma missão organizada pela Academia Real de Ciências da Engenharia da Suécia, com trinta pesquisadores e empresários. Entre eles estava o CEO da SAAB, que acaba de vender os novos caças Gripen para a FAB.

Tudo isso é resultado de muito trabalho de cada uma das empresas e de uma equipe unida que compartilha os sonhos há muito tempo. Às equipes da Incubadora e do Parque, o meu agradecimento por tudo o que vocês têm feito.

O nosso sonho é muito parecido com o de vocês, empresários. Somos empreendedores no setor público. Temos objetivos e metas, assumimos riscos, às vezes tropeçamos, mas somos persistentes, dedicados e acreditamos na nossa capacidade. Sempre deu certo e vai continuar assim.

O ano de 2014 também promete: Copa do Mundo, eleições no Brasil e a nossa Incubadora vai comemorar 20 anos!