Sobre a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ

25/08/2015

Sobre a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ

Fundada em 1994, a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é um ambiente especialmente projetado para estimular a criação de novas empresas baseadas no conhecimento tecnológico gerado em grupos de pesquisas localizados na UFRJ. A Incubadora possui, atualmente, 24 empresas residentes e 63 graduadas.

Os empreendedores recebem orientação empresarial especializada nas áreas de marketing, finanças, jurídica, contábil, comunicação e desenvolvimento pessoal. Esse acompanhamento permite que os empresários gerenciem melhor seus negócios e direcionem o foco no mercado em que atuam.

Faturamento:

Em 2015, as empresas da Incubadora alcançaram um faturamento de R$ 288 milhões. As empresas residentes e graduadas crescem em ritmo constante por trazerem a marca da inovação e da flexibilidade, características das empresas novatas.

“Este resultado reforça a importância deste locus de inovação e revela o impacto de empreendimentos de tecnologia de ponta na sociedade”, diz Lucimar Dantas, gerente da Incubadora.

Estrutura e benefícios

As empresas selecionadas podem ficar incubadas por um prazo de até três anos, durante os quais terão à disposição infraestrutura física e tecnológica (sala de uso privativo, auditório, salas de reunião, internet e telefonia), além de um pacote de serviços para o desenvolvimento da empresa na área de negócios (assessorias, treinamentos e acompanhamento). Este prazo pode ser prorrogado em mais dois ciclos de um ano, cada.

O atendimento da Incubadora não é gratuito. As empresas pagam uma taxa mensal e, depois que saem da Incubadora, retornam uma taxa de sucesso em reconhecimento ao apoio da Incubadora em seu desenvolvimento. A Incubadora não aplica recursos diretos nas empresas incubadas.

Sobre o processo de incubação

De forma geral, pode-se destacar duas grandes fases de incubação de uma empresa. Na primeira etapa, com duração média de seis meses, há uma fase de amadurecimento do negócio e, neste período, os serviços da Incubadora estão focados no desenvolvimento de estratégias de negócios e marketing. Posteriormente, outros serviços passam a ser necessários, como assessorias financeira, jurídica e de vendas, que os auxiliam a estruturar seus negócios de forma a se tornarem sólidos e perenes no mercado.

Foco de atuação

Criação de empresas com base no conhecimento tecnológico adquirido em centros e grupos de pesquisa da universidade. A atuação da Incubadora da COPPE UFRJ está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente, Biologia e Tecnologia da Informação. Esses setores são fortemente estimulados pelos laboratórios e pesquisadores da própria COPPE e UFRJ, além da proximidade com o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras.

As empresas que, atualmente, estão incubadas já possuem estruturas de negócios capazes de desenvolver sua área comercial. Em relação às empresas já graduadas, podemos destacar quatro delas que, atualmente, possuem sólida estrutura de negócios e participação relevante em suas áreas de atuação. São elas: Visagio, Ambidados e Elo Group. Todas também foram reconhecidas pela Associação Nacional  de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) com premiações nacionais de empreendedorismo inovador.