Programas

Para capacitar as empresas, a Incubadora oferece diversos programas ao longo do ano.

40+In

O mundo das startups não é só feito de millennials. Esta foi a principal conclusão de estudo recente do MIT e publicações na Harvard Business Review, que desmistificam a tese de que os empreendedores que mais estão “mudando o mundo” estão na faixa dos 20-30 anos de idade. A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é prova concreta das evidências acadêmicas: atualmente, das startups residentes, 72% tem em seus quadros sócios fundadores com mais de 40 anos de idade.

O 40+IN é uma iniciativa que se desdobra em várias etapas. No primeiro momento, o objetivo é identificar estes talentos com mais de 40 anos que enxergam no empreendedorismo uma oportunidade para se reinventar ou crescer na carreira atual. Em seguida, serão realizados eventos para engajamento e fortalecimento do networking. As demais atividades serão definidas, colaborativamente, de acordo com o melhor entendimento das necessidades e características da iniciativa.

Quem tiver interesse em participar da iniciativa precisa se cadastrar aqui.

Decolar

Os serviços de desenvolvimento dos negócios incubados são denominados Programa Decolar. As ações são desenvolvidas em cinco eixos: Mercado, Capital, Gestão, Empreendedor e Tecnologia, e são trabalhadas através de assessoria individual, capacitação e acompanhamento.

Radar Tecnológico

O Radar Tecnológico é um programa de prospecção de tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da UFRJ com potencial para se tornarem negócios promissores. Desde 2008, mais de 60 tecnologias foram mapeadas e estudos aprofundados de viabilidade foram concretizados. O objetivo do programa é estimular o surgimento de novas spinoffs acadêmicas e apoiá-las na Incubadora. Os resultados deste tipo de programa são de longo prazo, uma vez que é frequente a existência de uma tecnologia de mercado promissora sem haver um grupo empreendedor para explorá-la no curto prazo.

Mentoring

O Instituto COPPEAD/UFRJ de Administração, através de sua associação de ex-alunos – a ALUMNI – , apoia a Incubadora no desenvolvimento do programa Mentoring. Na atividade, ex-alunos com forte atuação no mercado de trabalho orientam empresários residentes em seus desafios estratégicos. O programa proporciona uma oportunidade para o mentor retornar o conhecimento adquirido na instituição e oferecer sua experiência de mercado para jovens empreendedores, além da amplificação de networking.

Gisela Sender

Gisela é doutoranda e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, na área de Estratégia e Organizações. É graduada em Engenharia de Produção pela UFRJ e tem especialização em Finanças pelo IBMEC. Atua há mais de 10 anos na liderança sênior de projetos de consultoria de gestão (Accenture e K2 Consultoria). Possui também cerca de 8 anos de experiência como executiva de áreas de projetos, planejamento e marketing (CRM/Produtos) em empresas de grande porte (Oi, Grupo Estácio, Contax).

Marcelo Guimarães Araujo

Possui Graduação em Engenharia Civil – ênfase Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Engenharia Civil ênfase Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Administração – ênfase Estratégia e Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), e Doutorado em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é pesquisador adjunto no Departamento de Saneamento e Saúde ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz, também atua como professor colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Estratégia e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental da produção, planejamento e controle gerencial, avaliação do ciclo de vida de produtos, impactos à saúde humana, gestão de resíduos, resíduos eletroeletrônicos, reciclagem e geotecnia ambiental.

Mauro

Profissional com mais de 35 anos  de experiência em serviços  de consultoria em Tecnologia da Informação. Destaque em projetos para a empresa Light S.E.S.A de integração de sistemas (Projeto Smart Grid para 1,6 MM de clientes e Gestão de Telemedição de Clientes), geoprocessamento e modelagem de processos (Sistema Integrado de Gestão da Distribuição da rede elétrica- SGD) e implantação do portal corporativo da empresa. Atua como consultor em inovação, gestão do conhecimento e tecnologia da informação junto ao SEBRAE participando do projeto Start-Up Brasil, uma iniciativa do governo federal para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica. Atua também no programa Junior Achievment – Miniempresa que proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa.

Ricardo Razuk

Ricardo Razuk é Doutorando e Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, Especialista em Economia e Gestão da Energia pelo COPPEAD/UFRJ e Engenheiro de Produção pela UFRJ. Trabalhou por 10 anos como funcionário concursado na Petrobras, atuando nas áreas de Gestão Estratégica de Tecnologia, Sustentabilidade Corporativa e Finanças Corporativas. Sua experiência profissional inclui o cargo de Coordenador de Contas a Receber na IBM e de Consultor na Accenture em projetos em diversas empresas. É Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação em Gestão Financeira na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Professor de curso presencial de Graduação em Administração na FGV/EBAPE e de MBA de Finanças Corporativas, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de TI e Gestão Industrial do FGV/MANAGEMENT. Lecturer de curso presencial na Pós-Graduação do Instituto COPPEAD/UFRJ de Administração. Lecturer de curso presencial na Pós-Graduação do Instituto de Economia da UFRJ. Autor de artigos e coautor de Livros. Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/3394258551564107

Mulheres Empreendedoras

Mulheres Empreendedoras é o nome de uma série de encontros em que um grupo de empresárias residentes e graduadas da Incubadora discutem pontos de desenvolvimento profissional e estratégias para superar preconceitos de gênero no mercado de tecnologia e em ambientes de negócio em geral.

Clube do Empreendedor

O Clube do Empreendedor nasceu para reunir empresários da cadeia produtiva do Petróleo e Gás, por meio de encontros presenciais em que informações de interesse deste público são disponibilizadas e também oferece oportunidade para relacionamento. Participam dos encontros empresários ligados à Incubadora, profissionais das empresas instaladas no Parque Tecnológico da UFRJ e outras empresas desta cadeia produtiva que tenham relacionamento com o SEBRAE RJ e ONIP – Organização Nacional da Indústria do Petróleo.

Empurra que vai

O Empurra que vai é um concurso de ideias de negócios inovadores para a comunidade da UFRJ, uma oportunidade quem tem uma ideia de negócio inovador e precisa de um empurrãozinho extra para sair do papel. Clique aqui e saiba mais.