Programas

Para capacitar as empresas, a Incubadora oferece diversos programas ao longo do ano.

Decolar

Os serviços de desenvolvimento dos negócios incubados são denominados Programa Decolar. As ações são desenvolvidas em cinco eixos: Mercado, Capital, Gestão, Empreendedor e Tecnologia, e são trabalhadas através de assessoria individual, capacitação e acompanhamento.

Radar Tecnológico

O Radar Tecnológico é um programa de prospecção de tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da UFRJ com potencial para se tornarem negócios promissores. Desde 2008, mais de 60 tecnologias foram mapeadas e estudos aprofundados de viabilidade foram concretizados. O objetivo do programa é estimular o surgimento de novas spinoffs acadêmicas e apoiá-las na Incubadora. Os resultados deste tipo de programa são de longo prazo, uma vez que é frequente a existência de uma tecnologia de mercado promissora sem haver um grupo empreendedor para explorá-la no curto prazo.

Mentoring

O Instituto COPPEAD/UFRJ de Administração, através de sua associação de ex-alunos – a ALUMNI – , apoia a Incubadora no desenvolvimento do programa Mentoring. Na atividade, ex-alunos com forte atuação no mercado de trabalho orientam empresários residentes em seus desafios estratégicos. O programa proporciona uma oportunidade para o mentor retornar o conhecimento adquirido na instituição e oferecer sua experiência de mercado para jovens empreendedores, além da amplificação de networking.

Gisela Sender

Gisela é doutoranda e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, na área de Estratégia e Organizações. É graduada em Engenharia de Produção pela UFRJ e tem especialização em Finanças pelo IBMEC. Atua há mais de 10 anos na liderança sênior de projetos de consultoria de gestão (Accenture e K2 Consultoria). Possui também cerca de 8 anos de experiência como executiva de áreas de projetos, planejamento e marketing (CRM/Produtos) em empresas de grande porte (Oi, Grupo Estácio, Contax).

Marcelo Guimarães Araujo

Possui Graduação em Engenharia Civil – ênfase Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Engenharia Civil ênfase Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Administração – ênfase Estratégia e Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), e Doutorado em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é pesquisador adjunto no Departamento de Saneamento e Saúde ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz, também atua como professor colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Estratégia e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental da produção, planejamento e controle gerencial, avaliação do ciclo de vida de produtos, impactos à saúde humana, gestão de resíduos, resíduos eletroeletrônicos, reciclagem e geotecnia ambiental.

Mauro

Profissional com mais de 35 anos  de experiência em serviços  de consultoria em Tecnologia da Informação. Destaque em projetos para a empresa Light S.E.S.A de integração de sistemas (Projeto Smart Grid para 1,6 MM de clientes e Gestão de Telemedição de Clientes), geoprocessamento e modelagem de processos (Sistema Integrado de Gestão da Distribuição da rede elétrica- SGD) e implantação do portal corporativo da empresa. Atua como consultor em inovação, gestão do conhecimento e tecnologia da informação junto ao SEBRAE participando do projeto Start-Up Brasil, uma iniciativa do governo federal para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica. Atua também no programa Junior Achievment – Miniempresa que proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa.

Ricardo Razuk

Ricardo Razuk é Doutorando e Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, Especialista em Economia e Gestão da Energia pelo COPPEAD/UFRJ e Engenheiro de Produção pela UFRJ. Trabalhou por 10 anos como funcionário concursado na Petrobras, atuando nas áreas de Gestão Estratégica de Tecnologia, Sustentabilidade Corporativa e Finanças Corporativas. Sua experiência profissional inclui o cargo de Coordenador de Contas a Receber na IBM e de Consultor na Accenture em projetos em diversas empresas. É Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação em Gestão Financeira na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Professor de curso presencial de Graduação em Administração na FGV/EBAPE e de MBA de Finanças Corporativas, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de TI e Gestão Industrial do FGV/MANAGEMENT. Lecturer de curso presencial na Pós-Graduação do Instituto COPPEAD/UFRJ de Administração. Lecturer de curso presencial na Pós-Graduação do Instituto de Economia da UFRJ. Autor de artigos e coautor de Livros. Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/3394258551564107

Mulheres Empreendedoras

Mulheres Empreendedoras é o nome de uma série de encontros em que um grupo de empresárias residentes e graduadas da Incubadora discutem pontos de desenvolvimento profissional e estratégias para superar preconceitos de gênero no mercado de tecnologia e em ambientes de negócio em geral.

Clube do Empreendedor

O Clube do Empreendedor nasceu para reunir empresários da cadeia produtiva do Petróleo e Gás, por meio de encontros presenciais em que informações de interesse deste público são disponibilizadas e também oferece oportunidade para relacionamento. Participam dos encontros empresários ligados à Incubadora, profissionais das empresas instaladas no Parque Tecnológico da UFRJ e outras empresas desta cadeia produtiva que tenham relacionamento com o SEBRAE RJ e ONIP – Organização Nacional da Indústria do Petróleo.

Empurra que vai

O Empurra que vai é um concurso de ideias de negócios inovadores para a comunidade da UFRJ, uma oportunidade quem tem uma ideia de negócio inovador e precisa de um empurrãozinho extra para sair do papel. Clique aqui e saiba mais.