Regina Faria assume coordenação da Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ

Regina Faria assume coordenação da Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ

19/12/2014

reginaA Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ informa que Regina Faria, que, nos últimos 20 anos atuou como gerente da instituição, passa a assumir a coordenação da Incubadora. A função estava a cargo de Mauricio Guedes, também Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, que passa a se dedicar integralmente à gestão do Parque. A gerência da Incubadora passará a ser exercida por Lucimar Dantas, até então gerente operacional. Em seus mais de 20 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de 81 empresas, entre residentes e graduadas, responsáveis pela geração de mais de mil postos de trabalho.

Diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, relata a importância da Incubadora para o desenvolvimento da inovação e tecnologia de ponta no Brasil: “A Incubadora de Empresas da Coppe tem um duplo papel. Primeiro na criação e apoio a empresas surgidas dos estudos e teses conduzidos, em geral, pelos ex-alunos da Coppe. Além disso, a Incubadora foi essencial para o processo de criação do Parque Tecnológico da UFRJ, que por muito tempo se apoiou em sua estrutura. Tenho certeza de que a Incubadora de Empresas da Coppe continuará a dar importante contribuição à inovação tecnológica do país”.

Sobre Regina Faria

Regina Faria possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e MBA em Marketing pela COPPEAD (1999), e diversos outros cursos de especialização em sua área de atuação. Trabalhou no NIT da UFRJ até 1988, e no escritório de transferência de tecnologia – COPPETEC de 1988 a 1994. Em 1994 assumiu a gerência da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação, apoio ao desenvolvimento de pequenas empresas de base tecnológica, transferência de tecnologia, capital de risco, fontes de financiamento e propriedade intelectual. Foi Coordenadora de Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro – REINC no biênio 2002-2004. Desde 2007 faz parte da equipe estendida de dirigentes da ANPROTEC – Associação Nacional de Parques e Incubadoras de Empresas, atuando em vários grupos de estudos e pesquisas relacionadas a incubadoras.