Por trás do sucesso

Por trás do sucesso

11/09/2015

No mês passado, duas de nossas graduadas estiveram no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Conheça um pouco de suas trajetórias e entenda o porquê deste reconhecimento.

EloGroup – Gestão da academia para o mercado

Após trabalhar por alguns anos num grupo de pesquisas da COPPE/UFRJ, onde fazia projetos de pesquisa aplicada à gestão de empresas, Rafael Clemente percebeu que existia espaço no mercado para empresas de consultoria que conseguissem unir as pesquisas teóricas da academia com o dinamismo do mercado corporativo. Com isso em mente, Rafael e mais 3 sócios fundaram a Elogroup. Em 2007 a EloGroup entrou na Incubadora de Empresas da COPPE, onde permaneceu até 2008 e recebeu toda a estrutura necessária para fazer o negócio decolar: “A nossa passagem pela Incubadora foi muito importante, pois ela permitiu uma colaboração grande com a COPPE. Foi o berço da nossa reputação no mercado e nos permitiu mostrar que tínhamos base sólidas. Para mim o principal ponto foi a representatividade da COPPE por trás do nosso nome”, diz Rafael Clemente.  A EloGroup encontrou seu nicho de mercado e atua na transformação das organizações, auxiliando-as a obter resultados de excelência e a crescer de maneira sustentável.  Hoje, a EloGroup já acumula uma série de conquistas. Eleita pela quarta vez como uma das melhores empresas de médio porte para se trabalhar no Brasil, a empresa conta com 8 sócios, 196 funcionários e tem planos de se consolidar como uma das principais empresas de consultoria e gestão do país.

Visagio – Quebrando paradigmas no mercado de consultoria

Em 2003, cinco jovens engenheiros de produção resolveram empreender e abrir uma empresa de consultoria e desenvolvimento em Engenharia de Gestão que pudesse entregar soluções práticas, fáceis de aplicar e com preços acessíveis aos clientes. Assim surgia a Visagio. No mesmo ano, a Visagio entrou para a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, onde permaneceu até 2006. Para os empreendedores essa fase foi fundamental: “Além do espaço físico e infraestrutura a custos acessíveis, pontos que viabilizaram o início da empresa, fazer parte da Incubadora proporcionava um selo de qualidade nos ajudando a ter um diferencial”, afirma Wellington Santos – sócio da empresa. Desde então, a Visagio atua com destaque nas áreas de consultoria em gestão no Brasil e no exterior. A experiência da Visagio abrange diversos segmentos de mercado como manufatura, mineração, agrobusiness, telecomunicações, óleo e gás, varejo e outros.

A Visagio sempre quis quebrar o paradigma de que empresas de consultoria e de alto desempenho só conseguiam sobreviver com consultores sendo levados a seus limites físicos e psicológicos. Desde 2009 a empresa participa da pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) e, pelo sétimo ano consecutivo, foram reconhecidos como uma das melhores empresas para trabalhar no ranking do Rio de Janeiro, TI e Brasil. Para a Visagio, as pessoas são parte fundamental na empresa: “Como acreditamos desde nossa criação, o sucesso dessa jornada se dá graças ao reconhecimento de nosso bem mais precioso: nossas pessoas! A confiança que depositamos em cada um deles, proporcionando diversas oportunidades de empreendimento e de tornar-se sócio, além de uma ampla mobilidade nacional e internacional, multiplica-se em satisfação e engajamento contínuos”, explica Wellington Santos. Atualmente a Visagio tem 25 sócios e conta com 300 colaboradores.

consultoria em gestão