Para posicionar é preciso comunicar

Para posicionar é preciso comunicar

16/01/2013

Preocupados em estreitar as relações com os consumidores e a sociedade, empresários buscam investir em comunicação com o objetivo de posicionar e fortalecer a marca no mercado. As ações de comunicação interferem diretamente nos resultados positivos e na competitividade do negócio. Mas não adianta forçar a sua inserção, é preciso dar tempo para que os próprios sócios da empresa percebam as vantagens que ela traz.

Tatiana Maia Lins, consultora em reputação corporativa

Segundo Tatiana Maia Lins, consultora em Reputação Corporativa e colunista da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, os resultados do investimento na área de comunicação dentro de uma empresa são animadores. “As empresas só têm a ganhar quando decidem dialogar com os seus públicos de interesse. As críticas, muitas vezes, já trazem as soluções para os problemas existentes, basta ter a sabedoria de escutá-las”.

Divulgar na mídia

É muito importante que o cliente entenda que uma divulgação na mídia deve ser feita a partir de um bom planejamento, para que a marca não se torne vulgarizada. “Um bom planejamento de comunicação ajuda bastante, pois mostra um norte sobre o que é importante ser divulgado e para quem divulgar. O trabalho de comunicação não pode vulgarizar uma marca. Se o assessor de imprensa solta releases bobos todos os dias sobre um cliente, no dia em que ele tiver algo realmente interessante, os jornalistas não irão dar atenção”, diz a consultora.

Para Lins, “Tudo é comunicação. Até a decisão de não investir nela comunica um significado para o mercado. Sendo assim, o melhor a fazer é comunicar de modo planejado e consciente”. Por isso, quando for abrir seu negócio pense nas ações de comunicação que usará, pois elas são importantes para aceitação, posicionamento e crescimento do seu empreendimento no mercado. Afinal, assim como disse Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”!