No Dia Internacional da Mulher, Incubadora promove palestra “Mulher, envelhecimento e carreira”

No Dia Internacional da Mulher, Incubadora promove palestra “Mulher, envelhecimento e carreira”

09/03/2018

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Parque Tecnológico da UFRJ e a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ retomaram, nesta quinta-feira, 8 de março, o programa Trajetória X, que promove encontros para debater questões ligadas à presença da mulher no mercado de trabalho e ao empreendedorismo feminino. O tema desta edição foi “Mulher, envelhecimento e carreira” e contou com uma palestra da doutoranda da Coppe e sócia da startup residente We Age, Márcia Tavares.

Segundo ela, estamos passando por uma revolução da longevidade, pois chegar a uma idade avançada não é mais exceção. Está acontecendo um processo de envelhecimento da sociedade como um todo. Estimativas apresentadas por ela mostram que em 2060 33% da população brasileira será idosa, já que além do aumento da expectativa de vida há uma queda na taxa de natalidade e consequente encolhimento das demais faixas etárias. Por isso, muitas grandes empresas estão começando a investir em tecnologias focadas em longevidade.

Em seguida, ela discutiu como o envelhecimento impacta a carreira das mulheres. Segundo pesquisas, as mulheres acumulam mais tempo de estudo, recebem salários inferiores aos dos homens e dedicam mais tempo ao trabalho doméstico não remunerado. Além disso, mulheres muitas vezes interrompem a carreira para cuidar dos filhos ou perdem o emprego até um ano depois do nascimento. Esses fatores fazem com que as mulheres percam oportunidades de ocupar cargos de gestão e ascender na carreira.