Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é eleita a melhor do país

Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é eleita a melhor do país

26/09/2012

Equipe recebe o troféu de melhor Incubadora do Brasil. Maurício Guedes, Regina Faria, Lucimar Dantas, Francilene Garcia (presidente da Anprotec) e Eduardo Marinho exibem o prêmio.

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ foi eleita ontem a melhor do país na 16ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o apoio do Sebrae. Além disso, a Ambidados, empresa que se graduou pela Incubadora da Coppe, ganhou o prêmio de melhor empresa. A cerimônia de premiação marcou o encerramento do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado nesta semana em Foz do Iguaçu (PR).

A Incubadora da Coppe/UFRJ foi vencedora na categoria “Melhor incubadora de empresas orientadas para a geração e uso intenso de tecnologias”. “Esse prêmio tem um sabor especial porque foi criado quando eu era o presidente da Anprotec”, disse Maurício Guedes, diretor da Incubadora desde a sua criação em 1994. Para ele, o diferencial da sua instituição é o ambiente especial no qual ela está inserida, próximo a vários e importantes laboratórios e centros de pesquisa da universidade e da Petrobras, como o Cenpes.

Enio Pinto, gerente do SEBRAE, entrega o prêmio para Wilsa Atella, diretora da Ambidados.

A Ambidados atua na prestação de serviços de consultoria na área de instrumentação oceanográfica e análise de dados oceânicos, e tem como principal cliente a Petrobras. “Acabamos de nos graduar na Incubadora e nos transferimos para o Parque Tecnológico da UFRJ. Esse prêmio marca nossa trajetória de sucesso e para isso foi fundamental o ambiente da Incubadora, no qual fomos nos desenvolvendo”, comemorou Wilsa Atella, diretora da empresa.

Melhores empresas

O reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela Incubadora da COPPE junto às suas empresas também pode ser atestado na recente premiação da 5ª edição do ranking “Melhores empresas para trabalhar no Estado do Rio”, realizado pelo Great Place to Work (GPTW) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). Duas empresas criadas na instituição, Elo Group e Visagio, estão entre as dez melhores.

 A Elo Group – empresa de consultoria para gestão de riscos por processos – conquistou a sexta posição, enquanto a Visagio – empresa de consultoria e desenvolvimento em engenharia de gestão – ficou com a oitava. Em comum, as duas empresas investem em qualidade de vida e no crescimento profissional através de capacitações em parceria com importantes instituições de ensino. No ano passado, foi a Visagio quem ficou com o prêmio da Anprotec de melhor empresa graduada.