Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ recebe esculturas da exposição “Memórias do Boto”

Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ recebe esculturas da exposição “Memórias do Boto”

30/03/2015

botoincDesde sábado, dia 28 de março, a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ abriga 3 esculturas da exposição Memórias do Boto, uma homenagem da UFRJ aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, patrocinada pelo Parque Tecnológico em parceria com a Escola de Belas Artes.

A Incubadora será a casa temporária das esculturas AstrobotoRio de Flores e Rio, suas formas. Astroboto, da aluna Beatriz Lopes, é uma brincadeira com a capacidade de adaptação do boto a ambientes inóspitos, referindo-se à poluição da Baía de Guanabara, e sugere, de forma lúdica e bem humorada, a busca no espaço de um novo habitat para a espécie como uma possível saída para sua sobrevivência à extinção. Já a obra Rio de Flores, do aluno ST1M, foi inspirada no clima tropical do Rio e no calçadão de Copacabana. O boto cujo tema é Rio, suas formas, de Luziana Eleutério, pretendeu retratar o clima e o astral do Rio, representados por cores quentes.botoinc3

Até o dia 30 de maio, ficarão espalhadas pelo campus da universidade 45 esculturas de botos, confeccionadas em fibra de vidro por especialistas do Laboratório de Engenharia Naval da UFRJ, e pintadas por artistas, professores e alunos da EBA. Todos se inspiraram em ícones, regiões, personagens ou passagens históricas do Rio de Janeiro para a elaboração de suas peças.

Todas as informações sobre as obras e a exposição estão disponíveis no site http://memoriasdoboto.parque.ufrj.br.