Empresa ligada à COPPE/UFRJ cria novo método para estimar custos de projetos com base no CUB

Empresa ligada à COPPE/UFRJ cria novo método para estimar custos de projetos com base no CUB

15/01/2015

Fonte: Construção Mercado|

Calcular com agilidade e precisão os custos unitários de um projeto, desde as fases de estudo de massa até o estudo preliminar. Este é o objetivo do Modelo Custo Unitário Geométrico (CUG), desenvolvido pela empresa CUG Consultoria, residente na Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

Criado a partir da amostra de dados do sistema de informação do Custo Unitário Básico (CUB) da Norma NBR-12721 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o modelo estima os custos de um projeto levando em consideração a influência das características geométricas do projeto no seu custo unitário, independente de sua tipologia padronizada.

As variáveis explicativas adotadas no método CUG são relações entre os elementos da edificação que mudam de acordo com o projeto e alteram os seus custos unitários de área privativa, tais como: área construída/área privativa (relacionada com a eficiência comercial das plantas), área de parede externa/área privativa (relacionada com a forma e altura da edificação), área de parede interna/ área privativa (relacionada com o grau de compartimentação e com a forma e altura dos ambientes), área molhada/área privativa (relacionada com a densidade de áreas molhadas no projeto); e área de projeção/ área privativa (relacionada com a áreas de fundação e impermeabilizações).

Com base em dados de projetos de referência, o método constrói um modelo matemático que sirva para a estimativa de custo dos futuros projetos. O estudo utiliza a regressão linear para o tratamento estatístico dos dados da amostra, identificando os parâmetros populacionais das variáveis explicativas e testando o poder de explicação dessas variáveis. A partir do modelo construído, basta que se quantifiquem as variáveis explicativas do projeto em desenvolvimento para, instantaneamente se conhecer a estimativa de seus custos unitário e total.

A calculadora CUG-CUB pode ser acessada gratuitamente no site da CUG. O usuário deve preencher os dados do seu projeto para obter o custo estimado. A calculadora é atualizada mensalmente e informa o CuG-CUB para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo desde junho de 2013.