Aconteceu na semana – 19 a 23 de maio

27/05/2014

A NetCommerce assinou, na última semana, um contrato com a COPPETEC e passou a ser reconhecida oficialmente como uma empresa nativa da COPPE/UFRJ.

O produto da EasySubsea, o EasySensing, sensor que assimila os dados de pressão e temperatura da água durante a perfuração, foi aprovado em um teste de vibração. A avaliação aconteceu na última semana, no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, no estado de São Paulo. Segundo o sócio Rhuan Samary, o próximo passo é testar o EasySensing em uma câmara hiperbárica, simulando as pressões do fundo do mar.

Aconteceu, na quarta-feira, no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ, um workshop criativo do Smart Living Challenge, concurso organizado pela Embaixada da Suécia. O evento, que contou com a participação de 40 estudantes, pesquisadores e empresários, teve o objetivo de discutir e incentivar a criação de ideias para a competição, que vai premiar os melhores projetos de sustentabilidade em três categorias: Eat (alimentação), Move (transporte) e Live (habitação). O workshop gerou dez ideias sobre a produção inteligente de alimentos, sem desperdícios e menos prejudicial ao meio ambiente.

Na última quinta-feira, o programa de capacitação Decolar, da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, recebeu a palestra de Fabiano Gallindo, da Assessoria de Inovação Tecnológica da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Na conversa, no auditório da Incubadora, Gallindo falou do edital de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em conjunto com o Serviço Social da Indústria (SESI), e que oferece R$ 300 mil para cada empresa aprovada desenvolver projetos de inovação em parceria com estas duas instituições.

O edital disponibiliza ao todo R$ 30,5 milhões, sendo 25% dedicados a startups e empresas de base tecnológica. Segundo Gallindo, os critérios de aprovação das propostas são: quantidade de notas fiscais geradas, que produzem mais renda e emprego, inserção e novas soluções para o mercado e o diferencial do produto em relação à concorrência. Outras informações sobre o edital podem ser encontradas no site.

Lucimar Dantas, gerente da Incubadora, participou, na quinta-feira, da banca de avaliação dos projetos finais da capacitação do COPPE-Idea. Trata-se de um programa ligado à diretoria de inovação da COPPE, que visa incentivar o empreendedorismo entre os pesquisadores da instituição.

Na sexta-feira, a Incubadora da COPPE e o Parque Tecnológico da UFRJ receberam a visita da Incubadora e do Parque Tecnológico de Sorocaba, instituições ligadas à prefeitura da cidade.