Aconteceu na semana – 15 a 19 de setembro

23/09/2014

As empresas residentes OilFinder, Ativatec e easySubsea participaram, entre os dias 15 e 18 de setembro, da Rio Oil & Gas, que aconteceu no Riocentro, no estande do Sebrae. No último dia da conferência, a OilFinder apresentou um artigo científico que comprova a eficácia da Modelagem Inversa, tecnologia exclusiva desenvolvida pela empresa, que permite traçar a origem de escapes de óleo no fundo do mar.

?

Entre os dias 16 e 18, a AquaFluxus, que desenvolve projetos em gestão de recursos hídricos, participou do X Encontro Nacional de Águas Urbanas (X-ENAU), da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). No evento, a residente apresentou dois artigos técnicos: “Eventos Hidrológicos Extremos: Região Serrana Fluminense 12/01/2011” e “Estudo de impacto da ocupação de área inundável sobre o sistema hídrico local e Projeto de controle de inundações”.

?

Rafael Clemente, sócio-fundador da graduada Elo Group, ministrou uma oficina de Treinamento de Pitch para os candidatos do processo seletivo da Incubadora no dia 17.aconteceu2

?

Na última quinta-feira, 18, a Incubadora e o Parque Tecnológico da UFRJ receberam a visita de uma Missão do Amapá, que veio em busca de informações sobre a cadeia do petróleo.

?

A graduada Inovax, que desenvolve tecnologias para centros de decisão, participou de dois eventos na última semana, contribuindo para a discussão dos respectivos temas. Na quarta-feira, 17, a empresa esteve no Seminário Centros Globais de P&D em TIC, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE – UFRJ). Nos dias 18 e 19, a Inovax participou do 3º Seminário Grandes Desafios da Computação no  Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e realizado pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais.

?

A CUG, empresa que desenvolve modelos para estimativa dos custos de empreendimentos imobiliários, participou da 14ª Conferência Internacional da Lares (Latin American Real Estate Society), que aconteceu de 17 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro. No segundo dia do evento, que é o maior fórum de tendências do setor imobiliário, a residente organizou o painel “Estimativas preliminares de custos de construção em empreendimentos imobiliários – É possível aliar competitividade e redução do risco do negócio?”.

Gilson Lima, sócio da CUG, foi o moderador e a sócia Flávia Lima foi uma das palestrantes do painel, apresentando o artigo “Modelagem CUG coletiva – O princípio colaborativo como um caminho para estimativas de custos de obras precisas, ágeis e rastreáveis ainda nas fases iniciais do desenvolvimento dos projetos”. O painel também contou com a participação dos professores do MBA em Gestão Imobiliária da FGV/RJ, Pedrinho Goldman, Diretor da Pekman Engenharia e Marcio Grossman, Diretor Nacional de Empreendimento e Obras da Amil.