Aconteceu na semana – 14 a 18 julho

Aconteceu na semana – 14 a 18 julho

22/07/2014

Na quinta-feira, 17 de julho, a Incubadora recebeu a visita de representantes da AgeRio, a Agência Estadual de Fomento. Eles vieram conhecer nossas instalações, projetos em desenvolvimento e passaram a ter mais informações sobre o perfil de nossas empresas.
________________________
O presidente da Finep, Glauco Arbix, esteve nesta quarta-feira, dia 16, no Parque Tecnológico da UFRJ para apresentar as diretrizes do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento. A iniciativa teve como objetivo promover o debate a respeito do programa, que tem como meta criar, em 10 anos, até 20 plataformas do conhecimento em áreas como agricultura, saúde, energia, aeronáutica, tecnologia da informação e comunicação, naval e equipamentos.

Cerca de 50 pessoas – entre elas as residentes Petrec, CUG, GPE, Easy Subsea e Vikatech – debateram, durante duas horas, os principais pilares da iniciativa. No escopo do programa, também estão previstas medidas como atrair profissionais altamente qualificados do exterior para atuarem em subprogramas e dotar as plataformas de regime especial de compra e contratação de pessoas.
________________________
Na quarta-feira, 16, a Incubadora recebeu as últimas propostas para o edital de seleção da nova turma de empresas incubadas, que entra agora na fase de análise das candidaturas.
________________________
O professor e consultor Francis Berenger foi o palestrante do Programa Decolar, que aconteceu no dia 17 de julho. Empreendedores de 10 empresas incubadas participaram do debate sobre como fazer um planejamento de vida com base no método Canvas, ferramenta de planejamento estratégico corporativo.
________________________
A secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, visitou, no 17 de julho, o Parque Tecnológico da UFRJ. O objetivo do encontro foi discutir possibilidades de parcerias e estimular o processo de interação entre as empresas instaladas no Parque e as áreas da UFRJ ligadas à cultura.

Na reunião, estiveram presentes representantes do Parque Tecnológico, da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, além do Coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, Carlos Vainer, e do Coordenador do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia do Programa de Engenharia Civil (LAMCE) da COPPE, Luiz Landau.

No início do mês, foi inaugurada uma nova sede, no centro da cidade, do Rio Criativo – Incubadora do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro -, que visa estimular o empreendedorismo e oferece uma série de serviços de apoio à geração, consolidação e fortalecimento de empreendimentos sustentáveis.