Núcleo de Jogos

logoNJ

Desenvolve jogos educacionais com características de simuladores de situações empresariais para promover a aprendizagem através da experiência.

Os jogos elaborados pelo núcleo permitem que futuros empreendedores vivenciem as decisões enfrentadas pela equipe gestora de uma pequena ou média empresa, enfrentando as incertezas de tomar decisões em um mercado disputado.

São criadas situações que propiciam a aprendizagem de conceitos e de processos de gestão necessários à tomada de decisões relativas à estratégia, produção, distribuição, inovação, marketing, finanças e recursos humanos.

Os jogos desenvolvidos permitem, ainda, que participantes vivenciem situações que provocam e demandam reflexões, pesquisas e decisões.

PROJETOS DO NÚCLEO DO JOGOS

Empreendedores

Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora em todos os ambientes, a Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ, em parceria com a Oi, lançou um novo jogo de empresas. O jogo é uma plataforma de aprendizagem experiencial, que incentiva o “aprender fazendo”. O participante processa conhecimento, habilidades e atitudes, articulando as dimensões cognitiva, afetiva e comportamental em uma situação de aprendizagem caracterizada por um grande envolvimento ativo.

Avance!

O Avance! é, ao mesmo tempo, um jogo educacional e de negócios. Um jogo sério, que simula situações empresariais a fim de promover a aprendizagem por meio da experiência. Tem como foco a gestão de uma pequena empresa altamente inovadora que visa o mercado internacional. Além de todo o aprendizado, os participantes com melhor desempenho ainda ganham prêmios.

Desafio Sebrae – Realizado de 2000 a 2012

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

Campus do Empreendedor

Portal de jogos de negócios voltado para instituições de ensino superior e desenvolvido para o Sebrae. BIZGame é o primeiro jogo de negócios oferecido pelo Sebrae a universidades, dentro do ambiente do “Campus do Empreendedor”.

Tem como objetivo oferecer uma gama de jogos educacionais capazes de apoiar os professores na capacitação empreendedora de alunos universitários, democratizando o acesso a jogos de negócio educativos.

O BIZgame é um jogo multifuncional, envolvendo conceitos e decisões relativos a Estratégia, Produção, Marketing, Vendas, Distribuição, Recursos Humanos, Finanças e Investimentos, Manutenção.

Este jogo foi desenvolvido atendendo aos seguintes critérios de análise: realismo, acessibilidade, compatibilidade, flexibilidade e escalabilidade, simplicidade de uso, suporte a decisão e comunicação.