Depoimentos

As incubadoras são parte importante da estrutura social de inovação, um mecanismo de transferência de tecnologia entre universidades e centros de pesquisa e o setor privado. Assim como os parques tecnológicos e as aceleradoras, elas precisam ser estimuladas, apoiadas. As incubadoras permitem, por exemplo, que as empresas nascentes de base tecnológica que precisam de um laboratório, tenham acesso a instalações e equipamentos de que necessitam nas instituições de ensino e pesquisa em que atuam. É preciso criar, fomentar, no estado do Rio de Janeiro uma cultura e uma estrutura social de inovação, que leve adiante iniciativas e ideias que possam gerar inovações. E o papel de agências de fomento à pesquisa, como a Faperj, é fundamental no início dessas empresas, que passam pelo chamado ‘risco da inovação’. A Fundação tem, ao longo dos anos, apoiado o trabalho das incubadoras em diversas instituições de ensino e pesquisa situadas no estado do Rio de Janeiro.

Augusto C. Raupp
Presidente da Faperj

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ desempenha um papel importante no cenário nacional há mais de 20 anos, apoiando o empreendedorismo e viabilizando a transformação da pesquisa e desenvolvimento em inovação. Trata-se de uma ação consistente que já gerou mais de 70 empresas, contribuindo significativamente para o progresso do nosso país. Nós do Instituto Nacional de Tecnologia temos muito orgulho de participar desta trajetória através de uma parceria profícua no apoio às empresas residentes e graduadas.

Domingos Manfredi Naveiro, D.Sc
Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia

O Sebrae/RJ tem uma grande satisfação de participar e acompanhar os resultados obtidos pela Incubadora da Coppe/UFRJ, que nos últimos anos tem consolidado seu papel como um dos principais agentes de estímulo ao desenvolvimento tecnológico de empresas de pequeno porte no RJ.

Ricardo Wargas
Gerente da Unidade de Soluções e Inovação – Sebrae/RJ

O diálogo permanente entre a academia, os governos e a iniciativa privada se materializa com excelência na Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ. Seus números, em termos de geração de produtos e serviços, geração de postos de trabalho e inserção de mão de obra altamente qualificada na produção fora da universidade já explica sua grande importância no desenvolvimento do Rio de Janeiro e do país. O impacto positivo no dia a dia do cidadão faz da Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ um importante vetor de desenvolvimento social e catalisadora da economia local.

Marcelo Haddad
Diretor Executivo da Rio Negócios

Ao longo de sua trajetória, a Incubadora da COPPE/UFRJ se consolidou como um importante ambiente de inovação, tanto pela interação com a universidade, abrigando negócios que levam à sociedade o conhecimento, quanto pelas soluções e tecnologias geradas, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento. Em nosso movimento, a atuação da incubadora é também referência, reconhecida pela conquista do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, concedido pela Anprotec. Esse reconhecimento atesta a capacidade da incubadora em prestar suporte altamente qualificado às empresas que apoia.

Francilene Garcia
Presidente da Anprotec

A Incubadora da Coppe foi uma das pioneiras do país e tive o prazer de fazer parte desta história. O grande desafio de uma incubadora situada em uma universidade voltada para a pesquisa é dar as ferramentas necessárias aos jovens estudantes que queiram seguir carreira como empresários, gerando emprego e renda para a sociedade. Em geral, estes jovens possuem uma sólida base científica, porém não tem formação ou experiência no mundo dos negócios. A Incubadora já fez parte da história de mais de 200 empreendedores com este perfil e, hoje, é uma das principais responsáveis pelo ciclo de inovação e empreendedorismo  no Brasil.

Mauricio Guedes
Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ

Tenho acompanhado a trajetória da Incubadora da COPPE desde antes da sua criação, primeiro apenas como colaborador remoto através da antiga Coppetec, que gerenciava administrativa e financeiramente o projeto e, depois, como um de seus conselheiros. Tive, portanto, o privilégio de presenciar o surgimento e a consolidação de dezenas de empresas, frutos da capacidade de sonhar e de realizar de seus idealizadores que encontraram ali o ambiente acolhedor e estimulante necessário ao ato de empreender em áreas inovadoras do conhecimento. Diante do reconhecido sucesso desta iniciativa, alicerçado na motivação e competência de quem a tem conduzido até os dias atuais, me pergunto quantas das empresas que por ali passaram ainda estariam ativas nos dias de hoje, não fosse o período em que estiveram ali incubadas. Sem menosprezar a capacidade empreendedora e a resiliência de seus criadores na superação das adversidades que teriam que, sozinhos, encarar e superar, me arrisco a dizer que a taxa de sucesso daquelas empresas, medida em termos de geração de emprego qualificado, renda, tributos e bem-estar social, dificilmente seria aquela que, com justo orgulho, a Incubadora de Empresas da COPPE ostenta no seu portfólio.

A Agência UFRJ de Inovação, por força de sua atuação institucional em Propriedade Intelectual, Inovação Social e Empreendedorismo, muito tem se beneficiado da interação com a Incubadora pela complementariedade de suas atividades e pela rica experiência de conviver, dentro de um autêntico ambiente de inovação, com gente que torna concreto o ideal de construir um presente e um futuro melhores para o país.

Ricardo Pereira
Coordenador da Agência UFRJ de Inovação.

Sou uma entusiasta da Incubadora da COPPE desde o início. Acredito que a inovação pode diminuir o gap dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos. Através da Incubadora, tecnologia gerada na universidade se transforma em produtos e serviços importantes para a sociedade.

Cecília Maria Neder Castro
Diretora Executiva do Plano Estratégico do Rio de Janeiro

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ foi fundamental para o crescimento da AMBIDADOS. Recebemos mais do que apoio em nossas dúvidas ou problemas, recebemos o suporte para que pudéssemos nos preparar e fortalecermos para enfrentarmos o mercado de trabalho fora do ambiente protegido da Incubadora. A AMBIDADOS só tem a agradecer todo o empenho e dedicação dos profissionais lotados nesta instituição.

Wilsa Atella
Diretora da AMBIDADOS

Nossa proposta de valor de trazer metodologias robustas e profissionais de alta qualificação  para apoiar nossos clientes a superar seus desafios de gestão e inovar não poderia ter sido moldada em ambiente mais propício do que a incubadora da COPPE-UFRJ.

Rafael Clemente
Diretor da Elogroup

A Incubadora de Empresas da COPPE possui alguns diferenciais que considero importantes. Recebemos informações sobre gestão e temos acesso a atividades e iniciativas de aprendizado como o programa Decolar. A própria troca de experiências entre os empreendedores também é de grande ajuda, pois muitas das dificuldades são praticamente as mesmas, independente do ramo de atuação. O nível de inovação das empresas é muito alto, e isso fez muito bem para a cultura inovadora da Confiance Medical, principalmente nos primeiros anos de vida da empresa.

Cristiano Brega
Diretor da Confiance Medical

Acho que o grande desafio da Incubadora é transformar excelentes técnicos em empresários e tecnologias inovadoras em negócios. Ou seja, não somente auxiliar na formação de uma empresa de base tecnológica, mas também na dos indivíduos que vão administrá-la. Foi o que aconteceu conosco. Graças à Incubadora da COPPE, com gestores bastante próximos e assessorias em diferentes competências, saímos muito mais capacitados e seguros para tocar a OilFinder.

Manlio Mano
Diretor da OilFinder

A Incubadora de Empresas da COPPE-UFRJ foi uma verdadeira escola para nós. Quando nosso projeto de empresa foi aceito para participar do programa, a empresa não tinha sequer nome, marca ou mesmo CNPJ! E foi através das diversas assessorias, palestras e cursos que fomos nos desenvolvendo enquanto empreendedores. Iniciamos a jornada como 2 cientistas que tinham um sonho de construir uma empresa. Saímos orgulhosos de sermos cientistas empreendedores que criaram uma empresa pioneira e inovadora que hoje tem novos sócios e emprega colaboradores maravilhosos que nos ajudam a construir novos sonhos!

Ana Carolina Souza e Billy Nascimento
co-Fundadores e co-CEOs da Forebrain

Fazer parte da Incubadora de Empresas da UFRJ tem sido uma das razões de sucesso da PETREC. Para uma empresa que estar dando seus primeiros passos, poder contar com o apoio de uma infraestrutura eficiente a baixo custo é tão necessário quanto a ideia do negócio em si.

Além de todo o suporte que as empresas incubadas recebem nas áreas de gestão, marketing, contábil, jurídica dentre outras, posso dizer sem medo de errar que o maior diferencial da Incubadora da UFRJ é o carinho com que somos tratados dentro de um ambiente sempre muito amigável.

Josias da Silva
Diretor da PETREC