O que é

Fundada em 1994, a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é um ambiente especialmente projetado para estimular a criação de novas empresas baseadas no conhecimento tecnológico gerado em grupos de pesquisa localizados na UFRJ. Esse ambiente proporciona o desenvolvimento de empresas que ofertam produtos e serviços com conteúdo inovador e de alto valor agregado.

Ilustração feita para o cartaz de divulgação do primeiro edital da Incubadora

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ contribui de forma sistemática para que o conhecimento gerado nas atividades de pesquisa se converta em produtos e serviços inovadores que trazem benefícios para toda a sociedade.

Em seus mais de 20 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de 89 empresas, responsáveis pela geração de mais de 1250 postos de trabalho altamente qualificados.  A Incubadora lançou no mercado de trabalho, além de companhias bem-sucedidas, uma mão de obra altamente qualificada, com cerca de 25% de mestres e doutores a frente destes empreendimentos.

Em 2015, as empresas da Incubadora alcançaram um faturamento de R$ 288 milhões. As empresas residentes e graduadas crescem em ritmo constante por trazerem a marca da inovação e da flexibilidade, características das empresas novatas. Nossas empresas são as chamadas “pequenas grandes” empresas, ou seja, start ups desenvolvedoras de tecnologias e soluções pioneiras e inovadoras com capacidade de crescimento e atração dos mercados nacional e internacional.

A Incubadora foi eleita a Incubadora do Ano pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em 2012.  Em relação às empresas já graduadas, podemos destacar cinco delas que foram reconhecidas pela Anprotec como empresas do ano entre 2011 e 2014 e possuem sólida estrutura de negócios e participação relevante em suas áreas de atuação. São elas: Confiance, Visagio, Pam Membranas, Ambidados e Elo Group.

FORMANDO EMPREENDEDORES EM UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA

Há 50 anos, a COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra instituiu um novo modelo de pós-graduação em engenharia no Brasil com foco em pesquisa científica. Ao longo desse período, formou mais de 10700 mestres e 3600 doutores. Hoje a COPPE tem 1307 alunos de doutorado e 1327 de mestrado, distribuídos em 13 programas, orientados por 349 professores doutores que realizam suas pesquisas em 124 laboratórios. A COPPE é um locus da pesquisa e ensino de pós-graduação em engenharia da UFRJ, maior universidade federal do país, com 62.240 alunos, sendo 50698 de graduação, 5389 de mestrado e 5538 de doutorado. Esse é um ambiente propício para o surgimento de produtos e serviços inovadores, e a Incubadora pode apoiar esses empreendedores em potencial a tirarem seus projetos das bancadas e levarem até o mercado.